segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Família Indiana

Chegámos à Índia há precisamente um mês, sem conhecer nada nem ninguém.
Viémos à descoberta não só de sítios, cores, sabores e cheiros, mas também de pessoas.

Como sabem passámos o período das festas longe de Portugal e se a passagem de Ano é para passar o mais longe possível da família (e com amigos!), o Natal não é Natal se não reunirmos a família toda à volta de um bom bacalhau ou perú (ou os 2!), seguidos dos tradicionais doces de Natal e dos mais novos a abrir presentes.

Aqui este ano o Natal foi diferente. Para dizer a verdade custou-nos um bocadinho passar o dia tão longe mas felizmente conhecemos uma família indiana, que nos acolheu na primeira semana aqui e nos ajudou na árdua procura de casa e que, apesar de serem hindus e não celebrarem o Natal, fizeram com que para nós fosse um bocadinho Natal. Cozinhámos bacalhau à Brás e arroz doce para eles provarem e eles fizeram as habituais maravilhas culinárias super picantes!

Aqui come-se no chão, sem talheres e usando apenas a mão direita
Ceia de Natal
Almoço de Dia de Natal
Sim, encontrámos o Pai Natal indiano!
A Sia é a dona da casa e, ao contrário das típicas famílias indianas geridas por homens, é ela que cuida da família. É empresária e gere a sua empresa de venda de artigos religiosos que ela própria escolhe e publicita. Preocupa-se em escolher jovens de famílias mais necessitadas para trabalharem para ela pois considera que deve usar a sua empresa não só para sustento próprio mas para ajudar quem puder à sua volta. 



O pai da Sia, é o indiano mais querido que conhecemos até agora. Tem 70 anos mas ainda trabalha, 7 dias por semana, numa empresa de distribuição de materiais por várias outras empresas. Apesar da idade, nunca pára e está sempre pronto para a brincadeira. Ficámos muito sensibilizados quando nos disse, num inglês muito característico e engraçado, que já fazíamos parte da família.

A mostrar as suas prendas de Natal
Os tradicionais Lungis, como ele, diz "air conditioned"!
O avô com os 2 netos... Estilo Máfia indiana!

Por fim, o Shushruth, é o sobrinho da Sia, tem 15 anos e é de uma aldeia dos arredores de Mangalore. Vive com a Sia porque assim fica mais perto da escola, visitando os pais e irmãos apenas aos Domingos. É um miúdo super educado e muito ligado à família. Basta ver como ele todas as noites garante que o avô tomou todos os medicamentos antes de se ir deitar...


A ajudar a fazer o jantar... 
Durante o tempo em que estivémos com eles, muitos foram os momentos de brincadeira e boa disposição. 


Acabámos por descobrir um novo talento na fotografia!
 


A falar no Skype com a família portuguesa!
Os nossos cozinhados, que para eles não sabiam a nada!
A Passagem de Ano foi também bastante diferente e, ao contrário do Natal, não trocávamos a noite na praia, com 30ºC, fogueiras e jovens a tocar guitarra e jambé, fogo de artifício e o som das ondas do mar, pelo frio que se fazia sentir em Portugal!
Foram 2 dias muito bem passados em Gokarna, perto de Goa. Gokarna significa "orelha de vaca" pois é este o formato da convergência de 2 rios que terminam nesta cidade e é também de onde se acredita que emergiu o Lord Shiva, o Deus Supremo do Hinduismo, da orelha da vaca Prithvi, a "Terra-mãe".  Esta é portanto uma cidade com um grande simbolismo religioso, muitos templos e muito visitada por turistas interessados na verdadeira cultura indiana. 
A chegada de comboio a Gokarna, 4h30 depois...

Se fosse em Portugal, chamavamos-lhe Matilde!
Cores e mais cores!


Vai um mergulhinho?!
Vendedor de peças de ouro, sobretudo religiosas.
Uma família indiana que nos chamou para tirarmos uma foto com eles!
... e depois adoram ver o resultado!
Passeando pelas ruas de Gokarna...

Alguém consegue encontrar o pormenor cómico da foto?!
A noite foi passada na Praia OM (também esta com profundo simbolismo religioso porque a sua costa tem o forma do OM, o mantra mais importante do hinduismo). Aqui existem muitos sítios para comer e passar a noite. Um género de pousadas de praia, com cabanas pequeninas e esplanadas, com boa comida e a um preço espectacular (Feitas as contas gastámos menos de 20 € em estadia, transporte, comida e souvenirs... os 2!).

Chegada à praia



O sítio onde ficámos a dormir na noite da Passagem de Ano
Sempre em boa companhia!
Pôr do sol na praia



A brincar com as luzes para a foto...
A Daisy, uma Holandesa que trabalha na Índia como voluntária e que conhecemos em Gokarna... 

Shushruth em versão estrela de Bollywood! 
Já muito perto da contagem decrescente para o novo ano!


No dia seguinte esperava-nos um óptimo pequeno almoço no bar de uma família muito simpática e com uma bela paisagem. Nada melhor para começar o novo ano!



Tosta de queijo e tomate, galão, salada de frutas e papas de aveia... Que saudades!

Higiene capilar

Jogos tradicionais
E assim foram as nossas festas e também os nossos primeiros dias de integração neste país de costumes tão diferentes dos nossos. Agora já temos casa alugada (depois mostramos fotos!) mas continuamos sempre a encontrar-nos e a combinar passeios com a nossa família indiana... Afinal, família é família! E encontrá-la foi das melhores coisas que nos aconteceu aqui até agora! 





16 comentários:

  1. =D realmente um Natal sem frio e sem familia do costume é estranho, mas pelo menos não tiveram que gramar com a Hércules =P (uma tempestade fofinha que andou aí a destruir umas cenas, até o Pérola de Carcavelos se viu à nora...)

    Já a passagem do ano, parece-me bem... até houve bananinhas =D

    Continuem a deliciar-nos com os vossos posts... Tenho a informar que sou leitora assídua! Até recebo mensagens assim que há uma nova publicação! =D

    Beijinhos desde a Serra da Estrela, para vocês e para a família indiana!

    Paula Marmé

    PS - o pormenor engraçado é o rabo torcido da vaca?! =D

    ResponderEliminar
  2. Paulinha!!! Que saudades =D
    Assinaste o nosso blog? Que orgulho! hehehe
    Pois, aqui já ouvimos dizer que o tempo ai está mt agressivo... Aqui a única coisa que fica agressiva por causa do tempo é o cheiro!! =P
    O rabo torcidinho da vaca tb é engraçado, mas repara em algo pouco mais abaixo... Foto mm no momento, só reparei dps a ver no PC!
    Beijinho gd!

    ResponderEliminar
  3. Espectacular.
    Apesar do inconveniente que poderia ser passar esta época festiva afastados da verdadeira família, é bom ver que vocês se conseguiram imiscuir nas tradições locais e tirar o melhor proveito delas. Tenho a certeza que está a ser um banho de conhecimento e cultura como não há igual.

    Bom continuação

    Beijos e abraços

    P.S.: Ainda bem que o Filipe já tinha ai família para vos receber. Pelas fotografias percebe-se bem que só a Patrícia é que não faz parte da família (pelo tom de pele) mas vê-se que é bem aceite. lolol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehehe ri-me imenso com o teu PS. De facto, já aconteceu irmos visitar um farol com entrada paga (e aqui as coisas sao 10x mais baratas para os indianos) e a única a pagar preço de turista fui eu!... Obgda pelo comentários e por ires seguindo esta nossa aventura! **

      Eliminar
    2. Fino! Obg pelo comentário! O p.s. é que era dispensável ;P

      É verdade, quando precisamos de comprar bilhetes, fica a Patrícia com as máquinas para parecer menos turista e lá vou eu à bilheteira tentar passar por indiano…
      Até agora só passou uma vez que fomos com a família indiana, mas é sempre cómico!
      Vai seguindo que é sempre bom

      Eliminar
  4. Bem, que aventura enriquecedora e inesquecível que vocês estão a viver! Fotos fantásticas sempre com um brilhozinho nos olhos de quem se sente muito feliz. Obrigada pela partilha! Bjinhos

    Joana Veloso Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada por nos seguires e pelo comentário, Joana! É bom ir ouvindo feedback desse lado! Está a ser realmente fantástico! Um beijinho gd *

      Eliminar
    2. Obrigado pela mensagem Joana! Beijinho

      Eliminar
  5. Adorei saber mais sobre a India, mas então de vocês ainda gostei mais...
    Voces tem fotos lindissimas (como eu gostava tambem de estar ai... para as fotos claro!)

    Se eu disse que a vossa estada em S.Tomé voces nunca mais seriam os mesmos, agora então...
    Quando vierem tem que estar no Porto no minimo 1 semana, ok? E é para nao dizer um mes

    Beijinhosssssssssssssssssssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, madrinha! Ida ao Porto prometida!
      Ias adorar estar aqui com a tua maquina =) beijinho!

      Eliminar
    2. Obrigado! Nós também gostamos sempre de ir sabendo as novidades de Portugal e de ver as vossas fotos e da Lara!
      Assim que voltarmos combinamos esse ida ao Porto! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá PAtricia, maravilhoso esse teu post.. Sem duvida que é uma cultura mto diferente mas por isso mesmo fascinante.. vou tentar acompanhar essa vossa aventura..

    Bjinhos

    Cláudia Maia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Cláudia! Obgda pelo comentário e por seguires o blog! É uma cultura mesmo diferente e que vale muito a pena conhecer. Espero poder mostrar aqui muito mais! beijinho *

      Eliminar
  7. Adorei o post!! Esta será certamente a parte que ficará sempre nos vossos corações quando voltarem para o pé da gentiiii x) Fico muito feliz por saber que está tudo a correr melhor que bem!

    Beijinhos aos 2
    Fifi

    ResponderEliminar
  8. É bom saber q estao a adorar e q esta a correr tudo da melhor forma! As vossas fotos estão mm fantasticas! Mas vejam la se n demoram mt a vir pq as saudades aqui ja começam a apertar ;) aproveitem tudo ao máximo q nós por aqui roemo-nos de inveja! Beijinhos

    ResponderEliminar